JUBASU: Jonas - Um Homem que Levou Notícias Boas a Pessoas Más

domingo, 18 de março de 2012

Jonas - Um Homem que Levou Notícias Boas a Pessoas Más


Quando Deus pediu a Jonas que anunciasse noticias ruins a uma nação de terroristas assassinos, ele tomou a direção inversa.
A Assíria estava a mais de 800 quilômetros a leste de Israel, que era onde Jonas vivia. Assim, Jonas pegou um barco rumo ao oeste (Jonas1.3). Quando desobedecemos a Deus, porém, temos de enfrentar mares muito agotados. Uma tempestade violenta ameaçou afundar o barco (Jonas1.4). Os marinheiros jogaram a carga na água enquanto Jonas tivera uma soneca.
Os marinheiros chegaram à conclusão de que um deles teria ofendido algum deus que, em represália, teria enviado a tempestade. Quando eles tiraram a sorte, Jonas foi o indicado. "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?" , perguntaram a ele (Jonas 1.8). Quando Jonas admitiu que estava fugindo de Deus, os marinheiros perguntaram: "O que devemos fazer com você para que o mar se acalme?"
Jonas disse a eles que o atirassem para fora do barco. Depois de orarem ao Deus de Jonas, pedindo que não fossem responsabilizados pela morte do profeta, eles o jogaram no mar. Jonas não se afogou, embora seu resgate das profundezas do oceano não fosse dos mais agradáveis. Imagine o que seria viver dentro do intestino de um peixe!
Ainda assim, nada atrai mais a nossa atenção do que a adversidade. "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de Ti, SENHOR..." (Jonas 2.7). Agora ele estava pronto para fazer o que Deus havia mandado.
Não há dúvida de que Jonas se sentia um idiota, gritando às multidões que Nínive seria destruída dentro de quarenta dias, caso o povo não se arrependesse. No entanto, o profeta não sabia o que pensar quando as pessoas pediram perdão a Deus. Até mesmo o rei se vestiu com pano de saco e sentou sobre cinzas (Jonas 3.6).
Quando Deus decidiu salvar a cidade, Jonas ficou furioso. Enquanto desfilava seu mau humor sob a sombra de uma planta, ele aprendeu outra lição. Um verme fez com que a planta morresse. Sem a sombra, o profeta implorou pela morte. Sabe qual foi a resposta de Deus? Se Jonas estava tão incomodado por causa de uma simples sombra, por que o Senhor não deveria também sentir compaixão pelas 120 mil pessoas de Nínive?
Jonas também não merecia a graça de Deus. Ele fugiu da responsabilidade de proclamar boas notícias a pessoas más. Contudo, Deus o salvou e, por isso, ele também deveria salvar os outros.

Deus abençoe!
Deivid Azevedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...