JUBASU: Davi - Um Homem cheio de Confiança e Paixão

segunda-feira, 5 de março de 2012

Davi - Um Homem cheio de Confiança e Paixão


A Paz meus irmãos... ^^)

Davi era um homem apaixonado, seja como pastor, como compositor, como soldado ou como rei. Mais da metade dos 150 salmos foram compostos por ele.
Davi amava e confiava em Deus de uma maneira apaixonada. Quando garoto, ele derrotou o gigante Golias, uma autêntica fortaleza ambulante envolvida em 60 quilos de armadura (1 Samuel 17.5-6). Com o brado: "... eu vou contra você em nome do SENHOR dos exércitos..." (1 Samuel 17.45), Davi acabou com aquela montanha humana com uma pedra (1 Samuel 17.49).

Davi também confiou em Deus quando teve a vida ameaçada pelo rei Saul, o qual primeiro o encheu de recompensas por matar o gigante Golias, mas depois foi consumido pelo ciúme quando Davi começou a receber mais elogios: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares" (1 Samuel 18.17). Davi foi ungido com o "Espírito do Senhor" (1 Samuel 16.13), enquanto Saul era assombrado por um "espírito maligno" (1 Samuel 18.10) que o induzia a tentar matar Davi. Por isso, Davi se tornou um fugitivo. Ele atraiu para si um bando de homens descontentes (1 Samuel 22.1-2) que chegaram a formar um grupo de centenas de guerreiros sob sua liderança.

Davi poderia dar fim ao seu tormento matando aquele homem que queria matá-lo. Ele teve, pelo menos, duas ótimas chances para fazer isso, inclusive já comentamos em outra postagem neste blog.. ^^)
No entanto, Davi se recusou a matar Saul, dizendo: "Que o Senhor me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor." Por fim, Davi foi compensado por seu sofrimento. Ele se tornou rei - primeiro, sobre Judá (2 Samuel 2.4); em seguida, sobre toda a Israel (2 Samuel 5.5). Ele reinou por mais de quarenta anos.

A paixão do rei Davi não estava concentrada em Deus quando seus olhos foram cativados por uma mulher que se banhava no terraço de sua casa. Ele simplesmente tinha de possuí-la. O problema é que Bate-Seba era casada. E quando a noite de amor resultou em gravidez, um pecado foi levantado a outro até que, por fim, duas pessoas morreram (2 Samuel 11.21; 12.29).

Davi confessou seu pecado (Salmos 51) assim que Natã, o profeta, o confrontou (2 Samuel 12.1-7). Ele foi perdoado (Salmos 32.1-5), mas teve de viver com as consequências de seu pecado. Seu filho Amnon estuprou a irmã, Tamar, e o outro filho, Absalão, cometeu assassinato. Em sua vergonha, Davi não foi capaz de confrontar nenhum dos dois.

Embora o pecado de Davi fosse grande, ele era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22). Com paixão, ele amou o Senhor que, por sua vez, também o amou e perdoou.

É assim que Deus é com todos nós.. Porque se pedirmos perdão a Ele pelos nossos erros, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar...

Deus abençoe você...

Deivid Azevedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...