JUBASU: A Explicação da 'Carne'

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Explicação da 'Carne'

Olá pessoal.. Como estão?
A Paz do Senhor a todos....

Bom, um dos livros que comprei recentemente do autor Joshua Harris tem por título "Cave Mais Fundo" (sempre que repito o titulo dele lembro-me de meu primo Cenildo.. Vcs precisariam ver o gesto q ele faz para ler esse título.. rsrs). Ele trata sobre as verdades bíblicas da vida cristã e mostra como ter uma fé sólida. É excelente!!

E uma das coisas que me chamou bastante atenção em um dos capitulos, foi a ilustração que ele fez a respeito da nossa carne.. Gostei dos desenhos dele.. Pensei em digitalizar diretamente do livro para postar aqui o modo como ele explica, mas não deu.. Então, o que eu fiz?? TENTEI desenhar numa folha e assim poder digitalizar.. Reparem: TENTEI desenhá-los... Isso não significa q eu tenha conseguido, mas vamos lá... Ficaram até um pouco parecidos..... Entendam! rsrsrs..

Romanos 13.14 diz: "Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências". Esta ilustração foi feita quando Joshua estava preparando um sermão sobre Romanos 13.14, e começou a rabiscar algumas coisas em seu bloco de notas. De algum modo desenhou algumas caricaturas para tentar ilustrar o relacionamento do cristão com a carne. Seus filhos gostaram dos desenhos. Por isso, a ilustração seguinte é sua agradável explicação da "carne".

1. Isto é você. Ou nós. Somos humanos feitos à imagem de Deus. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:26-27). Mulheres, desculpem-me por identificá-las com um menino. Não sei por que ele está sem camisa. Foi assim que o desenhei.



2. Isto é a carne. É um tipo de lutador. A carne representa os desejos corruptos e pecaminosos de nosso coração. Não é uma referência a nossos corpos - nossos corpos foram criados por Deus e são bons. E, embora este meu desenho não possa explicar isso, a carne não é algo que está fora de nós ou apenas à parte de nós. A carne é o que somos sem Cristo. A carne representa nossos anseios pecaminosos de viver por nós mesmos e desobedecer às leis e aos mandamentos de Deus (Romanos 7).

3. Antes de Jesus salvar-nos, todos estamos relacionados desta maneira com a carne.A Bíblia diz que somos escravos de nossos desejos pecaminosos (João 8.34: "Jesus respondeu "Digo-lhes a verdade Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado."). A nossa carne é o chefe. Ela nos controla. "Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido" - Provérbios 5.22. Até as coisas boas que fazemos estão manchadas por pecado e egoísmo.

4. Isto é o que acontece quando cremos em Jesus. Pelo fato de que Jesus morreu na cruz e venceu o pecado e ressuscitou, somos livres do poder ou do domínio do pecado. Gálatas 2.20 diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." O pecado não mais nos domina. ele não é mais nosso chefe. Você vê como a algema é quebrada? E ganhamos roupas, o que é realmente magnífico.

5. Mas nossa carne não desaparece. Ela não reina mais, mas ainda é uma realidade. Ainda perambula ao nosso redor para nos seduzir. Depois de nos tornarmos cristãos, não somos mais escravos do pecado, mas a carne ainda pode tentar-nos. Podemos decidir render-nos à tentação e satisfazer a carne. Jesus destruiu o poder do pecado, mas, até que estejamos no céu, ainda vivemos na presença e na influência de desejos pecaminosos. Não pense que isso é um beco sem saída. O Espírito Santo habita os crentes e nos capacita a dizer não à carne. Ele está agindo em nós, transformando-nos para sermos semelhantes a Jesus. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

6. Essa é a razão pela qual a Bíblia está cheia de encorajamentos para que combatamos nossos desejos pecaminosos. Não podemos viver em paz com a carne. Temos de atacá-la, negá-la, mortificá-la. "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis" Romanos 8:13. Em discernimento tardio, acho que desenhar uma espada, do Espírito, teria sido mais bíblico. Ok! Bem, este é o "bastão" do Espírito.

7. O problema é que muito frequentemente os cristãos tornam-se amigos de sua carne. De fato eles a alimentam.  Isso é o que significa a expressão "dispor da carne". "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" Romanos 13:14.
Alimentamos nossa carne quando fazemos coisas que estimulam ou fomentam nossos velhos desejos pecaminosos. Isso explica escolher vivermos como costumávamos viver. Ceder à tentação, abrigar pensamentos pecaminosos e gastar tempo com pessoas e lugares que celebram o pecado são como dar à nossa carne três refeições balanceadas ao dia, com salgadinhos e sobremesa. Podemos pensar: visto que fomos libertos pela cruz, não faz mal satisfazer à carne; mas isso não é verdade. E há um problema. Quando alimentamos a carne...

8. Nossa carne pode crescer! E, antes que o saibamos, a carne se torna maior e mais forte do que nós. Em seguida, ela começa a dominar-nos. Romanos 6.12 diz "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências". Essa é a razão por que até os crentes genuínos, que não estão mais presos pela algema do pecado, podem sentir-se como se a sua carne os estivesse ameaçando. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." Gálatas 6:7-8.
É por isso que Paulo nos diz em Romanos 13.14 que precisamos...

9. Matar de fome a nossa carne. Isto é o que desejamos que a nossa carne seja. Queremos que nossa carne seja magra e fraca. Não devemos jamais esperar que ela se vá completamente enquanto Jesus não volta e nos livrar da presença do pecado. Até uma carne fraca e doente pode tentar derrubar-nos.. "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." 1 Coríntios 10:12. Mas quando não alimentamos a carne é mais fácil resistir à tentação e andar em obediência.



Preciso dizer novamente que um dos problemas de minhas caricaturas, diz Joshua Harris, é que elas podem dar a impressão de que a carne é uma força exterior que está sempre nos atacando. Mas ela é chamada de pecado interior porque está em nós.
A realidade do pecado remanescente deve levar-nos a andar humildemente, a viver em dependência de Deus, a procurar a ajuda de outros crentes. A verdade é: podemos ser enganados. Nossos motivos não são perfeitamente inocentes. Precisamos que o poder do Espírito e a Palavra do Senhor penetre em nossos corações, para que possamos dizer igual o salmista Davi: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmo 119.11.

Espero que tenham gostado da ilustração...
Que o Senhor nos abençoe...

Deivid Azevedo!

HARRIS, Joshua. Cave mais fundo: o que você acredita? por que isso importa? / Joshua Harris ; [tradução Editora Fiel]. --São José dos Campos, SP : Editora Fiel, 2011.
Páginas da ilustração - 236 à 240.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...