JUBASU: Controlando a Raiva

terça-feira, 3 de abril de 2012

Controlando a Raiva


A Paz do Senhor....'
Que tal falarmos sobre um pouco sobre nossas emoções?
A raiva é uma energia que brota de dentro de nós quando somos magoados ou nos sentimos frustrados. Não existe nada de errado em sentir raiva, mas ela se torna um pecado quando permitimos que tome conta de nós e fuja de nosso controle, como aconteceu com Caim.

Há duas maneiras destrutivas e duas maneiras construtivas de lidar com a raiva. Em seu aspecto destrutivo, ela pode nos fazer explodir ou implodir. No primeiro caso, voltamos toda a nossa fúria contra alguém, despejando-a sobre essa pessoa sem nenhuma piedade. Já a implosão ocorre quando direcionamos nossa raiva para dentro de nós mesmos e a armazenamos. Com o tempo, nos tornamos pessoas deprimidas ou fisicamente enfermas.

Como homens, mulheres, jovens íntegros, podemos lidar com a raiva de uma maneira sábia e construtiva, concentrando nossa energia no problema em si e usando a ira para buscar soluções criativas. Ou então, podemos simplesmente encontrar formas de descarregá-las em algum ambiente privado, de modo que ninguém se magoe. Em ambos os tipos de abordagem, somos orientados a levar nossas mágoas, nossas frustrações e nossos ressentimentos à presença de Deus em oração.

O jeito de Caim lidar com a raiva foi permitir que ela o consumisse por inteiro, mas as Escrituras nos levam a proceder de uma maneira bem melhor: "Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol de ponha..." (Efésios 4.26).

Acima de tudo, controle-se!
e que Deus abençoe...

Deivid Azevedo!

Um comentário:

  1. A ira ou raiva pode se manifestar de várias formas e em vários momentos, porem como filhos de Deus e separados deste mundo devemos dar uma resposta diferente a este inpulso que pode nos levar a cometer pecado, estar firme na palavra e em comunhão com Deus é uma ótima forma de escapar das armadilhas em que o mundo tenta nos colocar, como a própria Bíblia nos encina, devemos observar e praticar os frutos do Espirito de Deus, e entre eles a Longanimidade (paciência) nos ajudará de tal forma a vencermos todo nivel de ira que trás o pecado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...