JUBASU: Jônatas - Um Homem que se Sacrificou por um Amigo

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jônatas - Um Homem que se Sacrificou por um Amigo

Olá gente.. Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada... Isso vai depender da hora que você resolveu dar uma visitada no Blog da Juventude Batista de Sumé (JUBASU), ou quem sabe caiu aqui por acaso.. Seja bem vindo!
A Paz do Senhor a todos vocês..
Hoje eu gostaria de comentar a respeito desse grande exemplo de amizade que vemos nas passagens sagradas do antigo testamento.. Você com certeza deve ter alguém em quem confia bastante, tendo como melhor amigo.. Porém vamos ver um pouco sobre essa amizade tão verdadeira que encontramos na Biblia...

Muitas amizades parecem sofrer de uma espécie de desequilíbrio - por um lado, mais entrega; por outro lado, mais demanda. No entanto, a amizade entre Jônatas e Davi era gratificante para ambas as partes. Dos dois, porém, Jônatas parece ser o que se sacrificou mais.
Jônatas era o filho de Saul e herdeiro do trono de Israel. Era um comandante militar competente, que liderou suas tropas à vitória contra uma guarnição (tropa) de filisteus em Geba. Em outra oportunidade, quando milhares de filisteus se reuniram para lutar contra o exército de Saul, Jônatas e seu escudeiro escalaram um penhasco e dominaram as sentinelas que tomavam conta do desfiladeiro matando vinte homens (1 Sm 14.11-12). Aquilo, além do terremoto que Deus providenciou, levou o exército dos filisteus a tal estado de pânico que eles acabaram se dispersando (1 Sm 14.16).
No entanto, o mais notável em relação a Jônatas era a sua amizade com Davi. Os dois se conheceram logo depois que Davi matou o gigante Golias e passou a viver no palácio. Jônatas não tinha ciumes do status de Davi na corte. Em vez disso, "surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo" (1 Sm18.1).
Jônatas pagou caro por essa amizade. Seu pai, Saul, passou a sentir um ciume doentio por causa das vitórias militares de Davi, por isso tentou matá-lo (1 Sm 18.9-12; 19.9-10). Saul ficou ainda mais furioso quando Jônatas tentou defender Davi, por isso arremessou sua lança contra Jônatas (1 Sm 20.30-34). Jônatas, porém, não encarou essa atitude do pai com algo pessoal; ele estava mais "entristecido porque seu pai havia humilhado Davi" (1 Sm 20.34).
Por fim, Jônatas viu que Saul queria mesmo acabar com a vida de Davi. Depois de combinar um sinal por meio de uma flecha, ele alertou Davi sobre o risco que corria (1 Sm 20.10-42). Os dois perceberam que talvez nunca mais voltassem a se ver. Eles choraram ao se despedir (1 Sm 20.41).
A partir daquele dia, Davi se tornou um fugitivo. Mais tarde Jônatas seria morto quando acompanhava o pai em uma batalha (1 Sm 31.2). Davi ficou tão arrasado com a perda que escreveu uma canção fúnebre na qual descrevia tanto o amigo quanto seu perseguidor: "Saul e Jônatas, mui amados, nem na vida nem na morte foram separados. Eram mais ágeis que as águias, mais fortes que os leões" (2 Sm 1.23).

Há quem use e se aproveite dessas passagens para distorcer e afirmar que entre Jônatas e Davi havia uma relação homo-afetiva.. Mas não se deixe enganar pelo que você ouve ou lê por ai.. É preciso ter uma mente distorcida para enxergar qualquer coisa entre Davi e Jônatas além de amizade e afeição.

Que o Senhor te abençoe!

Deivid Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...