JUBASU: Eli - Um Homem que não soube Disciplinar

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eli - Um Homem que não soube Disciplinar

"Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação." 
1 Samuel 2.22


Por quarenta anos, Eli cumpriu sua obrigação. Dia após dia, ele trabalhou fielmente como sacerdote e juiz. Foi responsável por várias tarefas no Tabernáculo em Siló, local onde, por cerca de trezentos anos, a tenda móvel de adoração de Israel permaneceu instalada. Ele também tinha um aprendiz sob sua orientação, Samuel, a quem ensinou como ouvir a voz de Deus (1 Samuel 3.2-9) e se preparar para ser um sacerdote.

Em seu sacerdócio publico, Eli conseguiu uma nota na média, suficiente para passar, mas sua vida pessoal foi um grande fiasco porque ele errou na disciplina dos filhos. A disciplina é um ingrediente necessário no discipulado. Não há como seguir na vida sem tem alguém a quem prestar contas. A questão não é de opção. Como diz 2 Timóteo 4.2: "... repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina."Os filhos de Eli não eram apenas indisciplinados; eles também eram maldosos (1 Samuel 2.12). Desafiavam abertamente as regras relacionadas aos sacrifícios com carne de animais (1 Samuel 2.13-17) e ameaçavam agredir as pessoas que não lhes entregassem o que eles pediam (1 Samuel 2.16). Eles roubavam os primeiros cortes da carne, que pertenciam a Deus. Eles seduziam as mulheres que trabalhavam às postas do Tabernáculo (1 Samuel 2.22).

Eli era uma pessoa dócil demais, por isso não conseguia controlar os filhos. Ele foi apropriadamente sensivel diante da angustia emocional de Ana (1 Sm 1.12-18), mas passou da conta na hora de lidar com o comportamento dos filhos (1 Sm 2.22-25). Quando se trata da criação de filhos, o autoritarismo é tão inaceitável quanto a apatia. Por isso, Deus teve de confrontar o sacerdote que não era capaz de confrontar seus filhos perversos (1 Sm 2.27). Um profeta procurou Eli e disse a ele que os dois rapazes morreriam no mesmo dia (1 Sm 2.34).

A frouxidão de Eli em relação à vida também se revelava em seus hábitos alimentares, pois o profeta estava muito acima do peso (1 Sm 4.18). Por causa de sua obesidade, ele sofreu uma queda que lhe foi fatal (1 Sm 4.18). El, a palavra em hebraico que significa "Deus", fazia parte do nome de Eli, mas o velho sacerdote precisava de uma dose mais forte de Deus no que dizia respeito à questão da disciplina.

Até que ponto você consegue influenciar a vida de seus filhos, desde a recomendação para que comam vegetais e durmam cedo até a orientação para que se fortaleçam tanto física quanto espiritualmente? Ouse disciplinar.

Que Deus te abençoe.!

Deivid azevedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...