JUBASU: José - Um Homem que fugiu da Tentação

sábado, 11 de fevereiro de 2012

José - Um Homem que fugiu da Tentação

"Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: 'Vamos, deite-se comigo!' mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela." 
Gênesis 39.12



José chegou ao topo. Toda vez que tinha de lidar com algum tipo de tentação, ele prevalecia. José era o penúltimo filho de Jacó, mas o primeiro nascido da esposa favorita do pai, Raquel. Ele teve dois sonhos importantes. Não sabemos como contou aos irmãos esses sonhos, nos quais todos se curvavam diante dele; de qualquer forma, eles o odiaram por causa disso.
Certo dia, o pai enviou José para ver como estavam os irmãos em Siquém , mas eles não aguentavam mais os seus sonhos e a sua condição de filho favorito., por isso o jogaram dentro de um poço. Embora tivessem planejado matá-lo, acabaram vendendo José a mercadores. Aos dezesseis anos, ele foi levado a centenas de quilômetros de distância até o Egito, onde se tornou escravo. A maioria das pessoas naquela situação teria se sentido no direito de assumir certa amargura, mas não José. Ele era um trabalhador de valor. Por isso chegou ao topo.
Ele "era atraente e de boa aparência" (Gn 39.6). Estava a cerca de quinhentos quilômetros de casa e era um rapaz solteiro. Era o tipo perfeito para uma pessoa como a esposa de Potifar. Ela o perseguia "dia após dia" (Gn 39.10), mas José continuava dizendo "não". Quando ela tentou pela última vez (Gn 39.12), agarrando-o pelas vestes, ele saiu correndo, deixando a roupa para trás.
A recompensa pela sua boa conduta foi a prisão. Mesmo lá, José chegou ao topo. Com o tempo ele teve a sua oportunidade quando os especialistas egipcios não conseguiram interpretar o sonho do faraó. O chefe dos copeiros da corte se lembrou do dom de interpretação de sonhos de José (Gn 41.9-13). No entanto, José não tornou para si o crédito pelas interpretações; ele reconhecia que só Deus era capaz de lhe conceder aquele dom (Gn 41.16).
O faraó fez de José o vice-presidente do país (Gn 41.33, 37-44). Vinte anos depois, quando os irmãos de José foram ao Egito para comprar comida, eles não o reconheceram. José, porém, os conhecia. Ele impôs sobre os irmãos algumas provas para saber se haviam mudado desde que o haviam vendido como escravo, mas resistiu a tentação de retribuir o mal que tinham feito. Quando José contou aos irmãos quem era, eles temeram por suas vidas. Contudo, ele demonstrou um perdão sincero.
José foi tirado de casa e vendido como escravo; foi alvo de sedução na casa de Potifar; e sofreu em uma casa de detenção - mesmo assim, permaneceu fiel ao Senhor. Ele triunfou sobre a tentação.

Deus abençoe...

Deivid Azevedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...