JUBASU: Posso estar pagando pelos erros dos meus pais?

sábado, 8 de outubro de 2011

Posso estar pagando pelos erros dos meus pais?



Um dos grandes problemas de algumas pessoas é a recusa de assumir as suas próprias responsabilidades. Muitos preferem colocar a culpa de suas falhas e de seus problemas nos outros, especialmente nos pais ou nos antepassados. Apesar de ser verdade que podemos receber más influências de nossos pais, a Bíblia é muito clara em afirmar que todos nós temos responsabilidade individual por nossos próprios atos e escolhas. Cada um dará conta de si mesmo a Deus (Romanos 14:12). É fato que minhas atitudes podem influenciar negativamente meus descendentes, mas todos nós temos o privilégio e a responsabilidade de fazermos escolhas de maneira correta. 
Reflexão: - Você já viu alguém que tem tudo na vida desperdiçar suas chances e tornar-se um miserável?
               - Você conhece alguém que teve tudo para ser um fracasso e conseguiu ser um vencedor?
               - O que acontece alguém que procura comodamente culpar os seus pais pelo seu fracasso?
Certamente esta é mais uma forma que as pessoas usam para fugir de suas responsabilidades. Isto é, achar que esteja pagando pelos pecados dos pais ou antepassados. 
É verdade que a Bíblia diz que Deus visita "a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração" (Êxodo 20:5). Vamos entender esse texto.
1. A iniquidade está ligada à perversidade, à injustiça. É não reconhecer o direito que Deus tem sobre o que Ele está pedindo que se faça ou não faça.
2. A expressão "terceira e quarta geração" é idiomática e transmite a ideia de continuidade.
3. A quem se aplica? Aos que aborrecem a Deus com o pecado de idolatria. No mesmo versículo o Senhor diz que Ele é "Deus zeloso", que significa "ciumento". Mas não é um sentimentalismo da parte de Deus, mas sim Sua atitude para com aqueles que quebram a aliança ao procurar outros deuses, esquecendo-se que Deus exige exclusividade: "Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura" (Is 42:8)
Alan Cole lembrou que este mundo pertence a Deus, e estamos envolvidos uns com os outros. Então, qualquer violação da lei de Deus numa geração fatalmente afetará as gerações futuras. Por exemplo: escravidão, exploração, tirania, poluição, imoralidade, etc. O que chamamos de resultados naturais são apenas uma expressão da lei de Deus, punindo a desobediência à Sua palavra (Êxodo - introdução e comentário, Vida Nova).
Não podemos passar a vida culpando os antepassados, mas também não podemos nos esquecer de semear boas coisas aos nossos filhos e futuras gerações.

Retirado do blog Jovens Marcados

Deivid Azevedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...